Salars
Estudo de caso - Cobli
Atualizado: 9 de ago.
Ciclo de mérito
Empoderando líderes, agregando transparência e eficiência na tomada de decisão.

Resumo
A Cobli precisava de uma plataforma capaz de automatizar o escalonamento de méritos dos colaboradores de forma centralizada, customizada e livre de erros.
Ao invés de gerenciar dezenas de planilhas, a Cobli adotou a plataforma da Salars e organizou todas as informações necessárias e os algoritmos de políticas de remuneração em um só lugar.
Após a adoção da Salars como solução, a Cobli foi capaz de aumentar a participação de lideranças na tomada de decisão, empoderando-os com dados consistentes, transparentes e aumentando a eficiência de todos no processo.
Principais Ganhos
Economia de tempo: Estima-se uma redução de 30% do tempo gasto em relação ao ciclo anterior.
Maior eficiência financeira: A visibilidade do orçamento em tempo real, alertas, recomendações e faixas visuais contribuíram com que as lideranças tivessem uma mentalidade mais consciente sobre o uso do orçamento disponível.
Redução de erros: Com a automatização do processo, erros manuais foram reduzidos, proporcionando maior precisão nas informações e evitando desgastes em temas sensíveis.
Transparência e autonomia: As 20 novas lideranças se sentiram mais autônomas para tomar decisões e relataram conversas mais ricas e contextualizadas com suas equipes e líderes.
Maior consistência e segurança: A plataforma trouxe auditoria de alterações e registro de comentários, trazendo mais robustez ao processo.
Sobre a Cobli
A Cobli é a FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota. Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, a empresa vem crescendo mais de 100% ano após ano. Contando com um time de mais de 400 pessoas e investimentos liderados pelo Softbank e IFC (membro do Banco Mundial) de R$ 350 milhões, a Cobli está presente em todos os estados do Brasil, em milhares de clientes e atende diversos segmentos - como telecom, transportes, energia, e-commerce e construção civil. Por meio de tecnologias de ponta em IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, suas soluções ajudam a reduzir custos, potencializar a produtividade, cuidar da condução segura do motorista, da conformidade operacional e melhorar a experiência do cliente final. Saiba mais em www.cobli.co.
Desafio
Até o último ciclo de mérito e promoções, assim como muitas empresas ainda fazem, a Cobli utilizava diversas planilhas para conduzir o processo, eram necessárias cerca de 50 planilhas para gerenciar todas as áreas e gestores.
Este processo gerava:
Personalização complexa: Um enorme esforço manual, sujeito a erros, para adequar a estrutura.
Ineficiência de tempo: Múltiplas reuniões de calibragem e defesas de méritos devido a descentralização de informações.
Falta de visão integrada: Vai e vem de planilhas para escalar decisões e compatibilizar orçamentos entre as equipes;
Falta de confiança das lideranças na consistência dos dados: Situações desagradáveis como, por exemplo, casos de aumento de mérito errado por conta de erro de preenchimento de célula.
Falta de controle/auditoria nas alterações: As pessoas não lembravam onde haviam salvo as planilhas ou histórico do que havia sido decidido.
Além de todos esses desafios, relativamente comuns de muitas empresas, a Cobli tinha outros desafios adicionais para o novo ciclo, como:
Empoderar um nível a mais de lideranças no processo, o que faria a quantidade de planilhas aumentar ainda mais.
Gerenciar o permissionamento de quais níveis de liderança estariam habilitadas a visão de orçamento.
Gerenciar casos específicos de colaboradores desligados e inelegíveis aos méritos.
Solução
A Cobli decidiu optar pela Salars para automatizar e centralizar o processo de ciclo de mérito após participar do teste beta da funcionalidade, onde foi possível perceber como a plataforma seria capaz de se adequar à realidade da empresa.
Após algumas semanas de entendimento e setup da plataforma, o ciclo estava pronto para iniciar e rodar por sete fases pré-programadas, incluindo simulações, submissões de líderes de primeiro nível, aprovações de heads, c-level, equipe de remuneração, ajustes e aprovações finais.
O processo ocorreu dentro de um mês e permitiu que a Cobli atingisse um novo patamar em termos de ciclos de mérito.
A melhora foi percebida por todos os envolvidos no processo.
A CHRO, Simone Lima, destacou a redução de tempo como principal ganho:
"Conseguimos atender todas as expectativas iniciais, mas o maior destaque foi a economia de tempo. Estimamos 30% de redução de tempo com agendas de comitês e idas e vindas de planilhas que desta vez não foram necessárias”.
Ela ainda acrescentou um destaque para a visão do consumo de orçamento em tempo real.
“A visibilidade do consumo do orçamento em tempo real foi show. Ela possibilitou aos líderes acompanharem e pontuarem o que era necessário durante todo o processo. Isso fez com que a validação final fosse realizada em questão de minutos e evitou que tivéssemos o desgaste de voltar em decisões por conta de estouro de orçamento”.
Julia Rodrigues, gerente de people e criadora do ciclo original por planilhas na Cobli, elogiou o nível de customização da plataforma e reconheceu o quanto a automatização facilitou o processo:
“Fiquei positivamente surpresa com o nível de personalização que atingimos e, com a participação de mais uma camada de lideranças no processo. Se não fosse pela Salars, provavelmente não teríamos dado o nível de transparência e autonomia que demos por conta da quantidade de planilhas que seriam necessárias.”
Além da área de people, os impactos também foram percebidos por outras lideranças, que deram seus depoimentos sobre os pontos fortes da implementação da Salars.
Transparência e tomada de decisão
“Melhorou muito. Hoje consigo ter conversas mais eficientes com os meus liderados. As simulações, as regras de negócios claras e todos os dados consolidados de forma transparente em um só lugar me ajudaram a não pesar a mão nem pra mais nem pra menos, além de ter ajudado também na conversa com o meu líder."
Eficiência e consistência de dados
"A eficiência que ganhamos é um mérito gigante do ponto de vista de usabilidade e de otimização. Além de garantir que ninguém entrou e mudou a planilha depois que dei um ok, que ninguém deletou uma célula ou mudou um percentual sem querer. Isso é governança, e a gente precisa deste tipo de solução conforme a empresa cresce."
Redução de reuniões
"Esse foi o maior ganho, já que todos os liderados tinham acesso ao acompanhamento de suas equipes. Os dados já chegavam mais redondos, e eu fiquei com um carácter muito mais de revisor e de validação final. Isso otimizou muito o meu tempo por não ter que ficar indo e voltando com informações e não ter que realizar diversos petit comitês para esclarecimentos."
Visual de posicionamento nas faixas salariais
“Contribuiu bastante para as análises, principalmente para casos de colaboradores de mesma senioridade que estavam defasados. Anteriormente, essas informações tinham que ser consultadas em uma planilha separada.”
Próximos passos
Com a Salars, a Cobli pôde empoderar mais líderes a tomarem melhores decisões, de forma mais transparente e de acordo com a filosofia de remuneração da empresa, além de ter economizado 30% de tempo no processo.
Agora a empresa já está começando a se preparar para o próximo.
Carolina Wolf, analista de people, conclui:
“Estamos 100% satisfeitos, todas as lideranças viram muito valor. Para o próximo ciclo estamos estudando aumentar ainda mais o nível de transparência e acredito que com a Salars conseguiremos evoluir."
Julia Rodrigues, gerente de people, complementa:
"Foi muito boa a parceria, ajudou muito todo o processo. Nós sempre tentamos melhorar a cada ciclo e a Salars foi a grande melhoria que a gente trouxe para esse semestre. Espero que a gente continue evoluindo e trabalhando juntos! O balanço foi super positivo."
Quer saber mais como a Salars pode te livrar das planilhas, economizar tempo e dinheiro com a solução de ciclo de mérito? Agende uma demo conosco!