Salars
Como usar algoritmos de recomendação em ciclos de mérito
Atualizado: 4 de jul.
Quando se trata de remuneração de funcionários, os ciclos de mérito desempenham um papel crucial. Historicamente, os ciclos de mérito envolviam processos manuais e planilhas. Esses métodos não só eram trabalhosos, mas também estavam sujeitos a erros e possíveis vieses. Hoje, inovações na tecnologia de RH estão transformando esses processos e dentre essas está a recomendação de méritos e promoções.
A necessidade de uma abordagem algorítmica
A forma tradicional de conduzir os ciclos de mérito, que inclui avaliações de desempenho e aumentos salariais, pode ser subjetiva e inconsistente. Essa abordagem muitas vezes leva à insatisfação e uma sensação de injustiça entre os funcionários. Por outro lado, uma abordagem algorítmica oferece uma alternativa objetiva e baseada em dados.
Usando regras definidas e cálculos, recomendações algorítmicas para aumentos de mérito e promoções garantem um processo justo e transparente. Isso não apenas otimiza a utilização do orçamento de folha, mas também fortalece a equidade salarial, um componente-chave das práticas de compensação justa.
Como isso é feito dentro da Salars
1. Definindo os parâmetros: A Salars aproveita o poder dos algoritmos para modernizar o processo de ciclo de mérito, que acontece dentro do seu sistema:

Em seguida, definimos as "regrinhas" de recomendações. Existem várias formas de definir as regrinhas (isso poderia ser um artigo de blog por si só). A mais comum e mais simples é a de exaustão de casos, como por exemplo:

Aplicando regrinhas no exemplo acima:
- se um colaborador está abaixo do 80% da faixa salarial e a nota de desempenho é 5/5, recomendamos um aumento de 20% - agora, se um colaborador está entre o 80% e o 100% de uma faixa salarial e a nota de desempenho também é 5/5, recomendamos um aumento de 15%. ... e assim vai - para todos os casos possíveis.
2. Executando o Algoritmo: Uma vez definidos os parâmetros, rodamos o algoritmo e obtemos os resultados preliminares. Conferimos juntos as recomendações para entender: estimativa do orçamento utilizado pelas recomendações, impacto em minorias e/ou grupos específicos que a empresa quer observar, posicionamento final de mercado seguindo as recomendações. Caso seja necessário, ajustamos o algoritmo e rodamos novamente essa etapa.

3. Revisando e aprovando as recomendações: as recomendações chegam para os gestores, que podem fazer pedidos de alteração nos valores sugeridos. Esses pedidos seguem um fluxo de aprovação definido pela empresa até o pedido ser aprovado ou não. Ao longo do processo, os responsáveis pelo ciclo de mérito vão acompanhando o orçamento que está sendo utilizado, os pedidos que estão sendo aprovados e o quanto o algoritmo está sendo seguido.

4. Comunicando as Decisões: Após a finalização do ciclo, as pessoas que foram contempladas recebem a cartinha com as boas notícias :)
Conclusão
A abordagem algorítmica da Salars para os ciclos de mérito traz um novo nível de eficiência e objetividade ao processo. Ao otimizar o uso de orçamentos de folha de pagamento e promover a equidade salarial, a aplicação de algoritmos permite que as empresas retenham seus funcionários e alcancem seus objetivos estratégicos de forma mais eficaz.
Para saber mais sobre como a Salars está revolucionando os ciclos de mérito e os benefícios de implementar uma abordagem algorítmica na sua organização, entre em contato conosco hoje.